quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Rad Reads: O Sonho de uma outra vida por Katherine Boo


Se este foi um dos melhores livros que li este ano, o Sonho de uma outra vida é sem dúvida um dos melhores de sempre. 
O livro retrata a vida dos habitantes de um bairro de lata em Bombaim, na Índia. Um registo chocante e verdadeiro baseado em três anos de reportagem, que para mim tornam o livro ainda mais marcante, destacando-se dos romances com finais felizes. 

A história centra-se na desigualdade global e no dia a dia dos habitantes de Annawadi, um bairro de lata com vista para um aeroporto movimentado e hotéis de luxo que contrastam com uma lixeira a céu aberto.
É uma obra que nos deixa a pensar e nos obriga a questionar a forma como vivemos e a dar muito mais valor a ações banais do quotidiano, como ter acesso a água potável e uma casa com paredes direitas na qual não vivem ratazanas e "perfumada" com o cheiro do lixo.

Há um excerto em que uma das crianças refere que o seu maior desejo é crescer saudável e ter dinheiro para uma alimentação digna para que ficar mais alto que a sua irmã.

Muitos dos habitantes têm o "negócio" do lixo como único sustento da família e por isso muitos morrem cedo ou têm inúmeros problemas de saúde. Muitos deles são jovens de 14 e 15 anos que com a venda do lixo são capazes de colocar comida na mesa.
Quando sobreviver é a única opção, percebemos que as atitudes que poderiam ser consideradas frias e egoístas são no fundo fruto da sede de sobrevivência. É a lei do mais forte.

É incrível como estes habitantes ainda conseguem sonhar e ter coragem para lutar todos os dias por uma vida melhor. É uma lição, é um despertar para outras realidades que ainda existem e que muitos preferem nao ver.

Marcante, chocante e acima de tudo real. Recomendo!

- Bohemian Escape 

Sem comentários:

Enviar um comentário