quarta-feira, 8 de abril de 2015

Rad Reads: Lean In por Sheryl Sandberg

Lean In por Sheryl Sandberg Book review - Bohemian escape blog

À partida a  informação que consta no livro Lean In  da Sheryl Sandberg nao é nada de novo. Sabemos que os homens ganham mais a fazer o mesmo trabalho que algumas mulheres, que ocupam mais cargos de topo e que só às mulheres é que é colocada a famosa questão: mas vais engravidar? Então e o teu emprego? 

Algumas das estatísticas mencionadas no livro colocam portugal numa posição favorável no que diz respeito à  matéria da maternidade, licença de parto e licença conjunta para pai e mãe. Contudo, podemos fazer mais. Claro que em alguns países estas questões nem se colocam porque a mulher nem pode trabalhar. Por isso ainda há muito trabalho por fazer e cabe-nos a nós fazer acontecer. Cabe-nos a nós sentarmo-nos à mesa, como diz Sheryl Sandberg. Mais do que estatísticas, o que é realmente inspirador no livro de Sheryl Sandberg é a mensagem. A ideia de que as mulheres se devem sentar à mesa e de que os homens não deviam ficar espantados quando uma mulher pede para ir à casa de banho, porque simplesmente não sabem onde é  ou se a empresa tem um W.C. feminino - quem já leu o livro vai perceber. 


A ideia é convidar as mulheres a sentarem-se à mesa, a sentirem-se mais confiantes e seguras de si. É uma questão de empowerment porque no fundo somos tão boas ou melhores que os homens e se eles podem porque é que nós não havemos de poder? Esta questão do género está tão enraizada que mesmo estando conscientes destes estereótipos ainda é comum ouvir alguém dizer "os homens não choram" ou "isso é coisa de menino" ou ainda "ah é uma profissão de homens". Em portugal e um pouco por todo o mundo já existem mulheres em cargos ditos de homens ou para homens mas ainda não é suficiente. Claro que a igualdade é muito mais do ganhar mais ou ocupar um cargo de topo. Igualdade é respeito pelo outro e é reconhecer no outro as suas qualidades em vez de as menosprezar. Uma vez li uma frase que dizia "as mulheres que exigem a igualdade de géneros são no mínimo pouco ambiciosas". 


No que diz respeito ao livro em si, é algo mais direcionado para mulheres no mercado de trabalho que estão agora a pensar ter o primeiro filho, em vez de jovens adultas que estão agora à procura do primeiro emprego. Contudo, se este é um assunto que vos interessa então é um livro que vale a pena ler nem que seja para refletir sobre esta questão que ultimamente tem sido amplamente discutida e mencionada em séries, filmes, blogues e notícias por este mundo fora.

- Bohemian escape 

Sem comentários:

Enviar um comentário